Barragem se rompe e causa prejuízos em município do Tocantins; não há feridos
Comerciante perdeu todo o estoque após inundação e autoridades monitoram contaminação da água
Parte de uma barragem se rompeu na manhã desta sexta-feira (19) em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do Tocantins, causando prejuízos materiais e a contaminação do rio local. O Corpo de Bombeiros confirmou que não há registro de vítimas feridas. O incidente ocorreu durante a fase de obra civil da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) administrada pela empresa ZX Energia.
O comerciante Thiarles Ribeiro teve seu bar, localizado no Balneário Ribeirão Bonito, atingido pelas águas e não conseguiu salvar seu estoque. Em vídeo gravado durante a inundação, ele desabafou: "Como é que nós damos conta de tirar esse tanto de coisa aqui? Olha, se a água entrar aqui é prejuízo total". As autoridades municipais e estaduais foram acionadas e as primeiras medidas foram a retirada da população ribeirinha e dos animais das margens do rio.
Monitoramento e prejuízos
O Corpo de Bombeiros realizou monitoramento da área ao longo da tarde. Por volta das 17h25, a corporação constatou que o nível da água apresentava redução gradativa, com retorno aos padrões normais do fluxo do rio, e que já não oferecia risco a pessoas, animais ou bens. No entanto, os prejuízos materiais causados no balneário ainda não foram totalmente mensurados.
A principal preocupação das autoridades agora é o possível desabastecimento de água potável, já que o rompimento causou contaminação do rio. A ZX Energia informou que, como medida preventiva, contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento e está distribuindo água mineral aos moradores da região.
Resposta das autoridades e tráfego
O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano Azevedo (Republicanos), explicou que o rio atinge principalmente a zona rural, não a zona urbana, mas afeta populações ribeirinhas, pequenos produtores e o balneário turístico. "A primeira preocupação foi desocupar todos esses locais", afirmou o gestor.
Com o risco de a inundação afetar uma ponte na rodovia TO-110, o prefeito orientou os motoristas a fazerem desvios alternativos pela BR-242. A Prefeitura informou que a previsão para o rio voltar ao normal é na madrugada de domingo (21).
Acompanhamento e próximos passos
O Governo do Estado acompanha a situação por meio do Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e das polícias Civil e Militar. O Corpo de Bombeiros de Dianópolis permanecerá em prontidão para realizar um novo mapeamento dos ribeirinhos ao longo da área atingida e identificar eventuais demandas para a Defesa Civil estadual.
Em nota, a ZX Energia afirmou que suas equipes técnicas atuam no local para avaliação dos danos e registro das necessidades da população, e que colabora integralmente com as autoridades para apurar as causas do acidente. A empresa prometeu divulgar novas informações com "transparência e responsabilidade".
Deixe seu Comentário
0 Comentários